sexta-feira, 15 de junho de 2012



EMEF JARDEL BIGUETTI DOMENEGHI

"A educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar positivamente a vida e o trânsito.”

Projeto: “Crianças Conscientes, Ações Inteligentes”

Alunos atendidos: 4º ano B – Matutino

Período a ser desenvolvido: Meses de abril e maio / 2012


JUSTIFICATIVA:

        
O Projeto “Crianças Conscientes, Ações Inteligentes” busca a conscientização quanto à proteção da vida e  a paz no cotidiano dos espaços geográficos.
            Sabendo do importante papel transformador da Escola e da Educação na sociedade,  será abordado  um tema transversal  ( Cidadania ) para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, refletindo sobre possíveis soluções para esses problemas.
            Assim, proponho o  “Projeto”, seguindo diversos exemplos positivos existentes em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas de nossa Escola, servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças.

OBJETIVOS:

-  Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Analisar atitudes positivas e negativas no trânsito;
- Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
- Analisar o espaço e a direção na circulação interna da Escola;
- Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
- Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
- Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.

DESENVOLVIMENTO:

Atividade 1

• Reunir a turma para a exibição do filme “Carros”.
• Fazer a introdução do filme, comentar sobre o seu conteúdo, a sinopse do filme;
• Após a exibição do filme, conversar com os alunos o que mais lhes agradou, o que acharam mais interessante e o que tiraram de lição (trabalho em equipe, humildade, amor ao próximo etc.);
• Indicar os problemas causados pelo rápido aumento do número de carros que podem ser sentidos em diversos setores. Nas ruas sempre congestionadas, na dificuldade cada vez maior de circular a pé.
• Falar a respeito dos cuidados que devemos ter ao atravessar a rua olhando as cores dos sinais, olhando para os lados e explicar a sinalização.

Atividade 2

• Confeccionar em conjunto com os alunos placas de sinalização.
• Pesquisar os significados de algumas placas e analisar situações que requerem segurança.
• Utilizar gravuras, dar algumas orientações que devem ser seguidas para se evitar acidentes no trânsito, sabendo que uma das primeiras precauções é a utilização do cinto de segurança, mas que além desta, deve-se ter alguns cuidados como:
a) andar no banco traseiro;
b) dar dica para o adulto obedecer ao semáforo;
c) lembrar o adulto de verificar as condições do seu veículo;
d) ficar atento, não distrair o motorista;
e) respeitar áreas de escola e hospitais, não jogar lixo pela janela;
f) ficar atento no trânsito, olhar para os dois lados antes de atravessar a rua e se vier carro, não passar;
g) respeitar a sinalização.

Atividade 3

Confeccionar um Boneco intitulado ZÉ QUEST, que acompanhará as crianças no decorrer das pesquisas e trabalhos desenvolvidos. O mesmo será feito em EVA composto por um caderno piloto. A cada dia um aluno leva-o para casa e registra nele as descobertas realizadas.

Atividade 4

• Registrar um texto coletivo com os alunos a respeito de tudo o que foi vivenciado nas últimas aulas, onde eles poderão desenhar suas impressões e/ou o que mais lhes chamou atenção.
• Expor o texto no mural da escola ao alcance das crianças.

Atividade 5

Texto para estudo:

TRÂNSITO E CIDADANIA

Cidadão é o individuo consciente do seu papel na sociedade. Ser cidadão significa conhecer que temos direitos e deveres que devem ser cumpridos e exercidos para  que a vida em sociedade seja possível.
O bom cidadão é geralmente, um bom motorista e pedestre, pois reconhece os seus deveres e direitos também no trânsito.
Podemos tirar do Código de Trânsito Brasileira alguns preceitos simples, que nos mostram quais são  os principais direitos e deveres do cidadão. São eles:

Dever:

  • Todo cidadão não deve oferecer perigo ou ser um obstáculo para os demais elementos do trânsito. Ou seja, nada de atravessar a rua sem olhar, ou correr no trânsito.
Direito:

  • Utilizar vias seguras e sinalizadas. Você pode e deve cobrar das autoridades quando perceber que a rua está mal iluminada ou há falta de semáforo nelas, sendo que  você tem o direito de ser atendido e receber uma resposta.
  • Cobrar das autoridades a educação para o trânsito, que  é prioridade definida pelo CTB.
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1. De acordo com o texto, CIDADÃO é:

(    ) a pessoa que reconhece os seus direitos.

(    ) a pessoa que não luta pelos seus direitos.

(    ) a pessoa que reconhece seus direitos e deveres perante os outros.

(    ) a pessoa que oferece perigo para o próximo.



2. Viver em SOCIEDADE é o mesmo que:

(    ) viver em grupo.
(    ) ser sócio de uma empresa.
(    ) viver isolado.


3. Por que podemos afirmar que o bom cidadão, geralmente, é um bom motorista e pedestre?



4. O que é CTB? Qual a sua finalidade?



5. O texto cita direitos e deveres do cidadão no trânsito. Cite outro(s):
DEVER:
DIREITO:



6. Para enfrentar e diminuir os problemas causados pelas pessoas no trânsito, o CTB prioriza:

(    ) a aplicação de multas aos infratores.

(    ) a prisão dos infratores.

(    ) a educação para o trânsito.

(    ) a desobediência às leis de trânsito.



7. Com os estudos realizados, crie um slogan intitulado:

CRIANÇA SEGURA...


8. AVALIAÇÃO:

A avaliação ocorrerá no processo do desenvolvimento de cada proposta executada, será observado o desempenho dos alunos, mediante as realizações das atividades o envolvimento e a participação das crianças nas tarefas realizadas em sala e de casa.
  
  Referências Bibliográficas:


Trânsito Humanizado. Revista Viva. Dezembro 2010 – Ano II – Nº 02. Publicação do Projeto Escola - OHL Brasil. Educar para Humanizar o Trânsito.

FINARDI, Maria José F. F. Educar para Humanizar o Trânsito. História Viva. 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Relatos de experiências. Vianorte.



Explanação do Projeto fundamentada no Álbum Seriado (Projeto Escola Vianorte).

  
  
  
  
  
  
  Exibição do filme “Carros”.
  



 
  

Leitura da Revista do Zé Quest – Segurança no Trânsito.





Após as pesquisas, cada aluno apresentou à turma as placas confeccionadas explicando o significado dos símbolos.





















O Boneco Zé Quest foi parceiro e mascote da turminha no decorrer dos estudos.
A cada passeio, Zé Quest voltava recheado de informações sobre o trânsito.
















Ao retornar a escola, as pesquisas eram socializadas com a classe.









Registro das informações vivenciadas nas aulas sobre o projeto em questão











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